quinta-feira, 21 de maio de 2015

MAIO NA VIDA DO PASTOR

Pr. Idenilton Barbosa


"Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos.

Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" (Salmo 118.23-24).


Para um pastor batista, o mês de maio é sempre muito especial, por ser o Mês da Família. A ênfase favorece, enseja e oportuniza reflexões particulares do pastor sobre sua própria vida familiar, bem como públicas, nos estudos e pregações, a respeito da primeira e basilar unidade social, em que os grandes desafios da humanidade começam. A família é o mais importante ambiente de atuação pastoral. São nas relações familiares que o pastor mais atua, visitando, aconselhando, orando, apoiando, mediando conflitos, contribuindo para a cura e a reabilitação do lar. Mas, no meu caso, além disso, maio se reveste de grande importância pelos fatos pessoais e ministeriais que aconteceram neste quinto mês do ano, em minha vida.

Primeiramente, maio tem um significado literalmente vital, por ter nascido a 20 de maio de 1970. Hoje, com a elevação da expectativa de vida e com todos os recursos na área da genética, não é surpresa uma mulher de 40 anos dar à luz um filho. No início dos anos 70, porém, isto não era tão fácil assim. Principalmente, ao considerar que a genitora tratava-se de uma mãe de outros oito filhos, sem acesso a informação, a atendimento médico adequado, a pré-natal e vivendo sob constante apreensão em sua lida diária, ao lado de seu marido, para sustentar a família. Nessas circunstâncias, o Senhor fez com que o caçula da família Barbosa nascesse bem, contrariando os prognósticos socioeconômicos.

Em segundo lugar, maio é o mês da minha ordenação ao ministério pastoral. Depois de onze anos de caminhada cristã na Primeira Igreja Batista do Lobato, em Salvador-BA, dos quais, cinco anos foram concomitantemente dedicados à minha formação teológica e de preparação no Seminário Batista da Bahia, após ter sido aprovado por unanimidade no Concílio Examinatório realizado semanas antes, em 30 de maio de 1994 fui ordenado ao pastorado, na mesma PIB do Lobato, que me viu nascer de novo e crescer em diferentes aspectos, inclusive em minha convicção de chamado.

Por fim, maio também marca o nascimento do meu primogênito. Em 12 de maio de 1995, Vinícius Ibrahim Alves Barbosa veio ao mundo, como um presente antecipado de aniversário e de celebração do meu primeiro ano como pastor. Cerca de um mês depois, fazia a minha primeira apresentação de bebê. Com meu filho nos braços, era o pai consagrando o filho ao Senhor e o pastor rogando as bênçãos sobre uma criança, na desejável tradição da comunidade cristã.

Faço este relato, entre o meu aniversário de nascimento e a comemoração de 21 anos de ministério pastoral, para compartilhar com todos a minha gratidão a Deus que, a despeito dos meus descaminhos e fragilidades, tem abençoado a minha vida nesta trajetória de existência, relacionamento e serviço. A Deus seja a glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso? Esteja à vontade para comentar.