sábado, 13 de agosto de 2011

POEMA EM HOMENAGEM AOS PAIS


TEU DIA

Pr. Idenilton Barbosa

Que bom que lembraram de ti!
Num mundo em que a tua tarefa é associada
apenas com a idéia da procriação,
ao menos neste dia, tua figura é ressaltada
e nas homenagens vislumbra-se,
ainda que de maneira embaçada,
a verdadeira face da tua nobre missão.

É verdade, o teu dia não vende tanto.
Não é uma data de grande projeção.
Mas, desde que te conheço,
desde o meu primeiro pranto,
em meu íntimo me encanto
e por isso, pra ti canto,
dentro do meu coração.

Pai, este dia conta pouco
do teu valor singular.
Caso separassem um mês, o ano todo
para te homenagear,
ainda assim não bastaria
para tuas qualidades alistar, descrever ou celebrar
tua riqueza sem par.

Palavras não tens em abundância,
para teu ensino transmitires a mim.
Mas, quem disse que delas precisas?
Desde sempre teu silêncio eloqüente me alcança,
teu olhar e teus gestos, como frases incisivas,
me indicam o caminho até o fim.

Teu humor é contagiante
e traduz tua perene alegria.
Não expressa, todavia, teus dias angustiantes,
não revela que enfrentaste
trabalho duro e agonia,
para que o menino pelo qual deste a vida
se tornasse homem um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso? Esteja à vontade para comentar.