sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PASTORAL: Educando Para A Vida

EDUCANDO PARA A VIDA

“Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”
(Pv 6.23)

Ao ver as imagens de estudantes de todas as classes sociais se degladiando e até matando outros, e de professores entrando em colapso emocional em plena sala de aula, ou sem condição sequer de chegar a ela, por medo das ameaças de seus alunos, constatamos a grave crise pela qual passa a educação.

Tal situação se verifica devido, em grande parte, à redução do ato de educar à mera transmissão de informações, sem a preocupação de agir concretamente para a transformação do indivíduo. Afinal, para muitos, o que importa é o status e o acúmulo de bens.

Educar, do latim educare, liga-se a educere, significando tirar, conduzir para fora. Em seu sentido mais amplo é, antes de tudo, orientar para a vida, envolvendo a totalidade do ser e preparando o indivíduo para viver de maneira qualitativa, libertadora e solidária.

Isto envolve primordialmente o cumprimento do papel da família, desenvolvendo em seu próprio lar relações que privilegiem a formação do caráter, marcada pelo amor, pelo respeito ao próximo, preocupada em dar o exemplo, assumindo o desafio de impor limites, aplicando disciplina adequada e sem violência. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6).

Em Cristo,


Pr. Idenilton Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso? Esteja à vontade para comentar.